08 NOV
Marketing Pessoal – Essencial para sua Carreira!
Autor

Karina Alves

Categoria

Dicas para Processo Seletivo

Marketing Pessoal – Essencial para sua Carreira!

autumn-2

 

O que é Marketing Pessoal?

Marketing pessoal é um conjunto de estratégias usadas para “apresentar e vender” a sua imagem. É uma forma de atribuir valor a sua imagem, permitindo uma promoção social de modo a proporcionar maior crescimento profissional. Muito mais do que apenas se auto promover, ele permite que as pessoas o vejam de maneira muito mais positiva.

Quando se fala em marketing, o objetivo é fortalecer determinada marca. E, no caso da pessoa é fortalecer sua imagem pessoal, já que representa sua marca.

Você conhece a metáfora: “quem não é visto, não é lembrado”. Ela é um dos pilares do marketing pessoal. E, para se destacar você precisa ser notado, mas de uma maneira sutil, sem ser invasivo, prepotente ou exibicionista. Sempre com humildade. Permitir que as pessoas possam conhecer quem de fato você é, quais suas ideias e seu diferencial.

A principal procura do marketing pessoal está ligada a duas situações, o desejo de ser promovido e vontade de conseguir um emprego no mercado de trabalho.

Desejo de ser promovido!

Dentro de uma empresa, você precisa conhecer não só suas ferramentas de trabalho, mas como utilizá-las em benefício da própria carreira, mas sem precisar puxar o tapete de ninguém e também não ter que ficar puxando saco do chefe.

Está muito mais ligado a conhecer bem suas competências e maximizá-las para que agreguem valor na empresa e com isso você se destaque. Corresponde diretamente à suas qualificações e como faz uso delas para potencializar sua carreira.

Por exemplo, você deve saber mostrar que é confiante, que tem valor e que pode contribuir para o crescimento da empresa. Tão importante como ter boas competências, é saber mostrar que as tem.

Desejo de conseguir um emprego!

Contratar um profissional para ajudar em seu marketing pessoal, como uma forma de se destacar entre os concorrentes é muito útil quando está participando de processos seletivos. Assim, diante de uma entrevista de emprego, conseguirá manter-se mais seguro, com uma postura, imagem e conduta adequadas, o que aumenta sua chance de contratação.

Atualmente o grau de concorrência das vagas aumentou muito, pois as empresas estão mais exigentes, o nível dos candidatos se tornou bem semelhante tecnicamente, além de ter um número grande de pessoas desempregadas procurando emprego.

Mas, tanto para conseguir um emprego ou ser promovido é importante se autoconhecer. Compreender aquilo em que você é realmente bom e melhorar os pontos de limitação. É importante ter objetivos definidos e claros quanto ao que deseja para seu futuro. Estes dois facilitarão seu destaque e seu sucesso!

 

Gostou? Deixe seu comentário ou sua dúvida para que possamos ajudá-lo!

Semana que vem tem mais!

Um forte abraço,

Karina Alves