07 JUL
Falta de retorno após Entrevista de Emprego – Como lidar?
Autor

Karina Alves

Categoria

Destaque, Dicas para Processo Seletivo

Falta de retorno após Entrevista de Emprego – Como lidar?

Você se prepara, envia o currículo e tem a oportunidade de participar do processo seletivo da empresa. Mas, depois, não recebe nenhum e-mail ou telefonema com o resultado. Isso já aconteceu com você? O que fazer? Ligo? Mando e-mail? Sinal de fumaça? Vamos refletir comigo sobre esse assunto?

 

A falta de retorno dos RHs nos processos seletivos é um assunto muito debatido e polêmico. E, geralmente o debate é assim: Uns se queixam e outros também. Segundo uma pesquisa do Site de Empregos Curriculum (em 2016), 91% dos candidatos não receberam nenhuma resposta sobre a sua participação em uma entrevista de emprego.

E, hoje tenho duas mensagens com este vídeo: para você candidato e para você selecionador.

CANDIDATO, antes de criticar os profissionais de Rh, vamos conhecer um pouco sobre o outro lado e os prováveis motivos?

Geralmente, o profissional que faz seleção na empresa é generalista, ou seja, trabalha em outras áreas do RH, cuida de diversos processos ao mesmo tempo (faz treinamento, levanta benefícios, atende equipes…). Além de muitas vezes, trabalhar com várias vagas ao mesmo tempo. Então, Imagina: numa país com 16.000 milhões de desempregados, o quanto eles recebem de currículos e quantas entrevistas fazem por semana? Isso que ainda precisam cuidar dos outros processos de RH.

Talvez você esteja pensando que isso não justifica a falta de retorno. E REALMENTE NÃO JUSTIFICA. Concordo com isso. Mas, vamos trabalhar a EMPATIA e pensar no que você pode fazer:

– Primeiro: compreenda está dificuldade do selecionador em dar retorno para todos e pare de debater exaustivamente este assunto nas redes sociais, já que isso não levará a nenhum resultado positivo.

– Segundo: No final da entrevista, pergunte ao selecionador quando você terá uma resposta?

– Terceira coisa: Se chegou o dia em que o que selecionador iria dar a resposta e você não teve nenhum contato, envie um e-mail perguntando se o Processo Seletivo já foi encerrado? Nada de exageros, mas como interessado em trabalhar, está tudo bem enviar um e-mail.

Após isso, cabe a você esperar e continuar procurando outras vagas. Mas, não é legal ficar mandando vários e-mails. Sua resposta é esperar e continuar procurando. Se você for aprovado, com certeza, eles entrarão em contato.

Ah e detalhe IMPORTANTE: O retorno que digo é aquele que informa se você foi aprovado ou não. Muitos candidatos querem saber por que não foram aprovados, mas isso não é dever da área e raramente irá acontecer, até mesmo porque nem, sempre eles tem permissão para explicar o motivo da não contratação. Se o profissional de seleção quiser dar este feedback, será uma demonstração de cordialidade e gentileza.

Agora minha mensagem para você, SELECIONADOR: Já fui selecionadora por muitos anos e sei que é bem difícil dar retorno para todos os candidatos. Mas, é importante lembrar que nós estamos falando de pessoas, falando do desemprego, falando de expectativas. O candidato sente aquele frio na barriga, depois ficam pensando se tiveram um bom desempenho, alguns ficam chateados caso tenham cometido um erro ou esquecido de falar algo. Tem candidato que até compra roupa nova para esta ocasião. Além da falta de retorno gerar a sensação de que ele foi apenas “mais um”,  o que fere sua autoestima.

Então, tenham um pouco mais de consideração, e vamos praticar a EMPATIA. Se sabe que não será possível dar retorno, combine um prazo com eles: se dentro de 10 dias ou três semanas eu não entrar em contato é que seu perfil não foi selecionado. Isso já seria um começo e ajudaria. Lembre-se que você pode um dia passar por isso e como gostaria de ser tratado.

Beijos no coração!

P.S: Você pode assistir este conteúdo no vídeo abaixo: