11 MAI
Dica de Ouro para Entrevista de Emprego
Autor

Karina Alves

Categoria

Dicas para Processo Seletivo

Dica de Ouro para Entrevista de Emprego

Como lidar com as (1)

VVocê já chegou em uma entrevista de emprego e não sabia o que dizer sobre si mesmo? Ou passou por aquela sensação terrível de “dar branco”? Se você já passou por isso e não quer repetir este momento em outra entrevista, se liga na dica que eu trouxe hoje.

Trabalhei como selecionadora por mais de 10 anos, e já contratei pessoas em diversos estados e nos mais diferentes perfis e cargos. E, em vários cursos que fiz para aperfeiçoar minhas técnicas de seleção aprendi uma ferramenta para treinar nossa escuta no momento de uma entrevista.

Você pode ler o artigo ou assistir ao vídeo para entender melhor sobre a ferramenta.

Para uma vaga recebemos uma média de 100 a 200 currículos (ou até mais para determinadas vagas). Vamos supor que chamamos para a entrevista 10 candidatos, que em termos de experiência profissional e formação acadêmica estão cada vez mais parecidos. Então, o que fará a diferença para que o candidato seja escolhido?

Seu comportamento e a FORMA como você apresenta seus diferenciais. E, você conseguirá DESTAQUE se estiver PRE-PA-RA-DO.

O exercício que vou passar agora é uma técnica que aprendemos em cursos de Recrutamento e Seleção, a fim de treinar nossa escuta diante de um candidato. E, vou te explicar esta técnica e você terá a chance de ir mais preparado para a entrevista de emprego.

Essa técnica se chama MODELO CAR – É usada para apresentação de seus resultados, desta forma você se antecipa as perguntas dos selecionadores e exemplifica suas melhores competências.

Primeiro: Faça uma lista com 10 características positivas que você acredita que possui. Por exemplo: empatia, liderança, comunicação, facilidade de aprendizagem, poder de negociação, foco em resultados…

Depois escolha 3, aquelas que mais representam seu diferencial. Feito isso, você vai ilustrar cada característica escolhida, segundo o modelo CAR que significa Contexto, Ação e Resultado. Assim você NÃO terá mais uma fala vaga sobre si mesmo, mas sim uma fala com exemplos e bons argumentos.

Supondo que você tenha escolhido liderança como um dos seus pontos relevantes.

Então, você irá descrever um contexto em que foi líder (uma situação que viveu em trabalhos anteriores), qual foi sua ação (o comportamento que demonstre a sua liderança) e qual foi o resultado alcançado. Escolha os melhores resultados que alcançou em sua carreira para usar como exemplos.

Depois que escreveu o CAR de cada competência, treine na frente do espelho e grave um áudio para você ouvir antes das entrevistas (aproveite o recurso do whatsapp e grave e envie para você mesmo).

IMPORTANTÍSSIMO: mesmo que o selecionador não lhe faça nenhuma pergunta específica e direta sobre seus pontos fortes, você como seu melhor vendedor, encontrará um bom momento para usar estes argumentos a seu favor.

Mas, se você já se preparou para outras entrevistas e mesmo assim ficou muito nervoso e não conseguiu falar sobre seus diferencias, aconselho que leia o artigo da semana que vem, em que falo sobre como a Autostima pode influenciar nas entrevistas de emprego.

Aproveite e se inscreva no meu canal, marque o sininho para que você receba a notificação sempre que eu postar algum vídeo.

 

Um forte abraço e Até a próxima.