08 NOV
Como se destacar em Processos Seletivos (Parte 2)
Autor

Karina Alves

Categoria

Dicas para Processo Seletivo

Como se destacar em Processos Seletivos (Parte 2)

5

#2 – Você é um candidato qualificado?

No ano de 2004, cerca de 100 mil pessoas foram atendidas no posto central do Sistema Nacional de Emprego (SINE-SP) para disputar 11.194 vagas oferecidas pelas empresas. O mais dramático não é ter 9 candidatos por vaga, mas sim a falta de qualificação e a grande exigência feita pelas empresas onde apenas 1.875 pessoas foram contratadas.

  • Menos de 2% dos atendimentos resultou em contratação.
  • Quase 98% foram excluídos por falta de qualificação.
  • Enquanto as vagas diminuem, as empresas aumentam as exigências.

Eu confesso que fiquei chocada com estes dados, um número elevado demais. Você deve estar pensando, “mas, isto foi em 2004, já faz 12 anos, está desatualizado”. Pode até ser que não esteja atualizado, mas ainda assim é preocupante, pois o tempo passou e ainda vemos diversas notícias e pesquisas apontando o mesmo cenário. A exigência das empresas continua aumentando e muitos profissionais permanecem estagnados.

Faça um teste, olhe ao seu redor e veja entre os profissionais que conhece, quantos estão constantemente se qualificando, estudando, fazendo novos cursos, e isso inclui capacitação comportamental e não apenas de nível técnico.

Mas, e você como está se preparando?

As regras do jogo mudaram, as exigências do mercado aumentaram significativamente, além de um expressivo aumento na mão de obra disponível. Então, se você é um profissional estagnado e que não faz reciclagens periodicamente poderá se tornar “desqualificado” para as empresas.

Atualmente as empresas exigem um profissional multifuncional, flexível e que tenha vontade de adquirir novos conhecimentos agregando valor para a empresa. Quem melhor se qualifica, maior sua chance de ser contratado e manter-se empregado.

Ter um diploma ou um curso de inglês, por exemplo, não é mais um diferencial como foi há algum tempo, mas é visto com algo básico na formação de um profissional.

Então, como se destacar?

A verdade é que para ter posição de destaque no Processo Seletivo é preciso empenho e ousadia de ser autêntico.

  • Faça cursos. Ter uma especialização ajuda a despertar o olhar das empresas.
  • Qualifique seu currículo com eventos, palestras, oficinas, congressos, feiras. Pode servir como um estímulo para geração de novas ideias, além de fortalecer o networking e aumentar sua rede de contatos. Afinal, você nunca sabe onde pode encontrar uma nova oportunidade.
  • Esteja sempre atualizado. Não fique parado no tempo. Pesquise situações inovadoras e tendências no mercado. Isso pode destacá-lo em uma entrevista de emprego.
  • Invista em Autoconhecimento, identificando seus pontos fortes e de melhorias para garantir bom desempenho em uma entrevista.
  • Prepare-se para as entrevistas de emprego, a fim de passar firmeza em suas qualidades.

Não use o desemprego como uma desculpa por estar sem dinheiro e não poder estudar ou se preparar, afinal hoje existem muitas atividades gratuitas e de qualidade que você pode encontrar tanto na sua cidade quando na internet que até entregam certificados de conclusão. Basta interesse, força de vontade e inciativa de procurar e não simplesmente ficar reclamando estar sem emprego e não conseguir aprovação nos processos seletivos.

 

Então, agora pare e analise seu currículo: você é um profissional qualificado e atualizado?

Na primeira parte deste artigo dou algumas dicas de como se preparar para Processo Seletivo, então caso ainda nao tenha lido, clique aqui e aproveite a leitura.

Espero que este artigo tenha contribuído de alguma forma com sua vida profissional. Comente o que achou! Vou adorar ler e responder seu comentário.

Abraços,
Karina Alves