10 MAI
Como lidar com a angústia do desemprego?
Autor

Karina Alves

Categoria

Dicas para Processo Seletivo

Como lidar com a angústia do desemprego?

Como lidar com as

O desemprego se tornou uma realidade para você? Como lidar com esta situação e com as angustias associadas? Eu vou dar uma dica simples, mas muito poderosa que com certeza, pode fazer a diferença no seu DESEMPENHO nos Processos Seletivos. Então, confira o artigo!

No Youtube tenho um quadro que chama Doutora da Alma em que falo sobre as angústias que afligem a nossa vida profissional.

E, a temática desta semana é: DESEMPREGO! Uma triste realidade que envolveu a maioria dos brasileiros, e é uma das experiências mais devastadoras para a mente humana. É extremamente natural que a ansiedade e angustia deste momento tire o sono de muitas pessoas.

São contas a pagar como aluguel, alimentação, saúde, investimento em filhos…além da incerteza diante do futuro, e muitas vezes o medo de demorar para voltar ao mercado de trabalho. E, nós selecionadores entendemos as dificuldades e preocupações deste momento. Ok. Nós entendemos. E, eu sinceramente sei como é passar por este momento, pois já estive em situações semelhantes.

Mas, manter seu foco nestas preocupações só irá A-TRA-PA-LHAR seu processo de recolocação profissional. Então, eu lhe pergunto: Quer realmente aumentar suas chances de conseguir um emprego novo? Então, lá vai a dica: comece mudando sua forma de perceber esta realidade!

Algumas pessoas chegam na entrevista tão desesperadas com o desemprego e a falta de dinheiro que passam essa energia para o selecionador e você não será contratado por dó, ou porque você está precisando muito ou porque tem filhos para sustentar. (Afinal, a maioria das pessoas que vive o desemprego está realmente precisando voltar a trabalhar, não é apenas você). Mas, este não é um fator de contratação.

No momento da entrevista você precisa estar bem, leve, animado por estar ali, e demonstrar suas qualidades para ser contratado e não seu desespero.

Pare de chorar o leite derramado e culpar seu chefe, ou a empresa anterior, ou o governo pela sua situação e comece a olhar para sua postura nos processos seletivos, para suas competências e o que você pode melhorar para ser contratado e conseguir um novo emprego.

“Eu acredito que todos os dias a vida te dá a chance de ser melhor e evoluir. Todos os dias você passa por situações externas que você não pode controlar.  Mas, todos os dias você tem a chance de escolher como lidar com os problemas e obstáculos que aparecem em sua vida.

Então, coloque essa dica em prática: cuide de seus pensamentos! Mude seu foco. E, para ajudá-lo neste desafio, procure ocupar seu TEMPO com atividades positivas, como ler um bom livro, fazer cursos, participar de palestras ou treinamentos (tem muita coisa gratuita ou com baixo investimento e que podem realmente ajudar a melhorar seu desempenho).

Este conteúdo está em vídeo também.

Aproveite se inscreva no meu canal do Youtube e acompanhe minhas dicas, pois desejo realimente ajudá-lo neste momento que você vivencia. Deixe seu comentário com suas principais dificuldades para que eu possa oferecer um conteúdo cada vez mais personalizados para você.

Desejo muita luz neste momento tanto para você, quanto para nosso país.

Um forte abraço e até o próximo vídeo.