07 JUL
#3 Série Autoestima: Vamos turbinar sua Autoconfiança?
Autor

Karina Alves

Categoria

Destaque, Dicas para Processo Seletivo

#3 Série Autoestima: Vamos turbinar sua Autoconfiança?

Olá, pessoal!

O que estão achando desta série de artigos sobre autoestima e processo seletivo? Estão gostando? Está ajudando? Aproveite para deixar seu comentário para eu saber sua opinião, ok?

E, hoje vamos falar sobre a parte prática, e vou propor 4 desafios para você turbinar sua autoestima. Você topa?

***IMPORTANTE***  Se você não viu os artigos anteriores, aconselho que assista e depois volte aqui, pois lá tem a base do que estamos falando. Artigo #1 e Artigo #2

No artigo anterior você identificou as principais crenças que estão te atrapalhando nos processos seletivos, aquelas crenças ligadas a autoconfiança, capacidade, merecimento. E, se você fez a atividade certinho, viu que na última pergunta já chamei você para entrar em ação: Eu perguntei, o que você iria fazer, a partir desta nova consciência sobre suas crenças, para melhorar sua autoestima e ainda ter impacto positivo nos processos seletivos? Você conseguiu estabelecer alguma ação? Aproveite e conte para nós nos comentários hem.

E, é sobre isso que vamos falar agora. Então, se você não fez a atividade direito e não estabeleceu nenhuma ação, aproveite agora pois vou propor 4 desafios. Vamos lá?

Primeiro desafio para melhorar sua autoestima e ainda ter impactos positivos em sua participação nos processos seletivos.

  • Ressignificar suas crenças: No exercício anterior você respondeu porque é o melhor candidato, então agora use a frase que você criou para te empoderar e repeti-la TODOS os DIAS. Isso mesmo, crie o hábito de dizer para si mesmo que você é capaz e merecedor. Tem alguns treinamentos que usam a seguinte frase: Eu posso, eu consigo e eu mereço. É para ajudá-lo a se lembrar que você tem todo o potencial necessário dentro de você. Vai aumentar sua autoconfiança.
  • Cuide de sua imagem e postura. Isso mesmo. Cuide do externo, pois ele repete aquilo que você está sentindo. Pratique mais o sorriso, tenha a postura ereta. Ande, vista-se e fale como se já estivesse em um ótimo emprego. Comporte-se como uma pessoa de sucesso. Só cuidado para não confundir com arrogância tá? Seja humilde, mas sinta-se poderoso, afinal não há ninguém IGUAL a você. Você é ÚNICO. Esse gesto também vai ajudá-lo a aumentar a confiança em si mesmo.
  • Pare de se comparar com outras pessoas: Isso não ajuda nada. Cada um tem suas características. Tem pessoas que serão melhores que você em alguma coisa, mas o importante é você lembrar que também é melhor que muitas pessoas em algo e é aqui que deve estar o seu foco. Olhe para o que você faz bem e o que precisa melhorar, mas sem comparação com o outro e sim em ser melhor a cada dia. E, no momento da entrevista, se tiver outros candidatos, não fique criando fantasias em sua mente sobre ele ser melhor ou pior do que você. Isso só aumenta a ansiedade;
  • O último desafio e para mim, o mais importante: Conheça a ti mesmo! Afinal, isso já vem sendo dito desde Sócrates. Este é o maior fator da autoestima, saber quem somos, o que buscamos, o que temos de especial e o que precisamos melhorar, ficamos mais seguros e nosso desempenho melhora em tudo o que decidirmos fazer.

E aí vamos seguir os desafios? Vamos colocá-los em prática e colher bons resultados?

P.S: Você pode assistir este conteúdo em vídeo se desejar.

Desejo muito sucesso em sua recolocação profissional.

Um forte abraço e até a próxima.